
CURSOS

Oferecemos cursos presenciais ou online, desenvolvidos para atender as demandas de empresas, laboratórios, instituições públicas e profissionais que atuam nas áreas de saúde animal, segurança de alimentos e avaliação de risco.
Nossos treinamentos são focados na aplicação prática dos conceitos e no desenvolvimento de competências técnicas, regulatórias e analíticas, alinhadas às boas práticas laboratoriais (BPL), boas práticas clínicas (BPC) e aos requisitos de agências regulatórias nacionais e internacionais.
Além dos conteúdos já desenvolvidos, também estruturamos treinamentos personalizados conforme as necessidades específicas da sua equipe ou projeto.
Nosso compromisso é promover a capacitação técnica de alto nível, contribuindo para o fortalecimento de práticas sustentáveis, seguras e alinhadas às exigências dos mercados nacional e internacional.
Cursos
I- Avaliação do Risco do Uso de Medicamentos veterinários
Ementa
Princípios da avaliação de risco. Conceitos básicos de toxicologia de alimentos. Procedimentos para o estabelecimento da ingestão diária aceitável toxicológica e microbiológica. Dose de referência aguda. Estudos ADME. Farmacocinética. Metabolismo e ensaios com fármacos radiomarcados. Estabelecimento do período de carência e do limite máximo de resíduo segundo procedimentos adotados pelo JECFA e ANVISA. Boas práticas de laboratório. Guias internacionais: OECD, VICH. Métodos analíticos e validação de métodos. Tratamento estatístico de dados. Aspectos de legislação (ANVISA e MAPA).
II-Estabelecimento de Limites Máximos de Resíduos de Medicamentos Veterinários
Ementa
Princípios da avaliação de risco de medicamentos veterinários; Conceitos de Ingestão Diária Aceitável (IDA) toxicológica e microbiológica e Dose de Referência Aguda (ARfD); Estudos de farmacocinética: absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME); Critérios para estabelecimento de Limites Máximos de Resíduos (LMR), segundo procedimentos adotados pelo FAO/WHO Joint Expert Committee on Food Additives (JECFA), ANVISA, e demais autoridades competentes; Estudos requeridos para determinação dos Limites Máximos de Resíduos (LMR), com base nas diretrizes do JECFA. Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Boas Práticas Veterinárias aplicadas a estudos de depleção de resíduos; Métodos analíticos: desenvolvimento, validação e aplicação em estudos de resíduos; Tratamento estatístico de dados para determinação de LMR usando planilhas EXCEL.
III-Estabelecimento do Período de Carência de Medicamentos Veterinários
Ementa
Princípios da avaliação de risco de medicamentos veterinários; Critérios para estabelecimento de Limites Máximos de Resíduos (LMR), segundo procedimentos adotados pelo FAO/WHO Joint Expert Committee on Food Additives (JECFA), ANVISA, e demais autoridades competentes; Estudos requeridos para determinação do período de carência, com base nas diretrizes internacionais (OECD, VICH) e nacionais (MAPA); Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Boas Práticas Veterinárias aplicadas a estudos de depleção de resíduos; Métodos analíticos: desenvolvimento, validação e aplicação em estudos de resíduos; Tratamento estatístico de dados para determinação de período de carência; Aspectos práticos e operacionais na condução de estudos de depleção de resíduos para definição do período de carência.
IV-Teoria e prática de cromatografia líquida associada a detectores de arranjo de fotodiodos e espectrometria de massas
Ementa
Técnicas de separação; mecanismos de separação; modalidades da cromatografia (fase normal, fase reversa, troca iônica, exclusão molecular, bioafinidade), modelo de Van Deemter de dispersão de bandas; cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia líquida de ultra alta eficiência; instrumentação (bombas, injetores e detectores); fase móvel; classificação de Snyder, gradiente de eluição e eluição isocrática, fase estacionária e colunas para HPLC e UHPLC; aspectos práticos para otimizar uma separação cromatográfica; espectrometria de massas associada a cromatografia líquida; fontes de ionização; avaliação de cromatogramas; parâmetros de conformidade do sistema cromatográfico; análise quantitativa e confirmação de identidade; padronização interna e externa; procedimentos de preparo de amostras.
V-Validação de Métodos Analíticos
Ementa
Introdução à análise estatística de dados. Erros sistemáticos. Natureza do erro aleatório. Tratamento e avaliação estatística de dados. Ferramentas estatísticas para o teste de hipótese. ANOVA. Amostragem. Padronização e calibração. Figuras de mérito. Parâmetros de conformidade do sistema cromatográfico. Classificação dos ensaios segundo sua finalidade. Procedimentos de validação de métodos e apresentação dos parâmetros de validação: faixa linear, linearidade, seletividade/especificidade, sensibilidade, efeito matriz, precisão, exatidão, limites de detecção e de determinação, robustez. Cálculos em planilhas do EXCEL. Ensaios interlaboratoriais. Acreditação de laboratórios. Discussão sobre protocolos de validação de métodos segundo a ANVISA, INMETRO, ICH, IUPAC, USP, MAPA, FDA e Comunidade Europeia. Cálculos de incerteza.
VI- Espectroscopia no Infravermelho Próximo e Quimiometria
Ementa
Introdução à espectroscopia no infravermelho médio. Modelos mecânicos clássicos e quânticos. modos vibracionais. Fundamento da espectroscopia no infravermelho próximo (NIR). Espectros no NIR. Bandas de combinação e sobretons. Instrumentação. Obtenção de espectros de amostras líquidas e sólidas. Aplicação da espectroscopia NIR na análise de fármacos. Introdução à quimiometria. Análise de componentes principais (PCA). Calibração multivariada. Tratamento de dados de espectroscopia NIR aplicados à análise de fármacos.